quinta-feira, 23 de outubro de 2014

A Decisão Certa - Allane Mágilla

Queridos(as) leitores e leitoras,

Conclui a leitura de A Decisão Certa, da minha amiga Allane Mágilla que falei para vocês outro dia, lembram? Então, hoje vou dizer o que achei sobre esse “achado” de 533 páginas:




Primeiro de tudo, para que não lembra ou não leu o artigo “O livro que estou lendo”, a obra está disponível na loja da Amazon.com.br Clique Aqui, e pode ser adquirido por um precinho show, somente 6,99! Você entra lá, baixa o aplicativo no pc, celular ou tablet, ou ler online, o que preferir, lembrando que, se você tiver o aplicativo no seu aparelho, e sincronizar conectado à internet, poderá abrir quantas vezes quiser, sem precisar do acesso à internet! Ah, e mais um detalhe: o livro é um romance adulto, ou seja, não é recomendado para menores de 18 anos, por conter “cenas” de sexo.

Primeira impressão que tive da estética do livro: adorei a capa, amei, achei super romântica e delicada, e diz muito sobre o que esperar da história. Já a configuração do livro, isso é culpa dos leitores da Amazon e não da autora, se alteram, dependendo de como você coloca a rotação da tela, por exemplo, pode haver algumas quebra de páginas erradas se você posicionar a rotação do seu aparelho na horizontal ou na vertical. Mas, não é nada que se coloque em cheque a compreensão da história, é somente um fato que não dá para deixar de observar.

Não peguei a sinopse do livro na página de apresentação na Amazon, por que achei que não expõe muito o livro. Ele merece mais, dado sua belíssima história, então, vou tentar “sinopsar” (gostaram da palavra?) o livro dela.

Uma aluna dedicada e o professor mais lindo e sexy que uma pessoa poderia ter. Karen Lopez é uma garota determinada que escolhe romper as barreiras da sua cidade e respirar novos ares mudando de escola no último ano do Ensino Médio. Guilherme Prado Reis, rico e sonhador, abandonou tudo para ir para o interior do Estado do Ceará, ser professor em uma escola estadual. O que eles não sabiam é que seriam protagonistas de uma história provocante, onde professor e aluna se apaixonariam desde que seus olhares se encontraram a primeira vez, e que despertariam sentimentos e emoções, até então desconhecidos pelos dois. Mais que uma aula de biologia, essa história pretende levar você a compreender que, quando o amor bate a porta, se não abri-la, ele com certeza pulará a sua janela.

E ai, gostaram da minha sinopse? Vamos à resenha então...

Karen tem 17 anos, mora em Jucás e passará a estudar em Iguatu, na mesma escola onde a mãe é professora. No primeiro dia de aula, levando em conta todas as incertezas e ansiedades que carrega qualquer garota dessa idade, ela descobre um mundo novo e cheio de cor, onde seu professor de biologia é o centro de tudo isso! É também o primeiro dia do Professor Guilherme na instituição. E por ter chegado cedo à sala, eles tem um breve encontro antes que os outros alunos cheguem à escola, e só isso basta, para que sonhos e imagens repletas de desejo preencham suas mentes e os desliguem do mundo.

Todas as aulas de biologia passam a ser um tormento para os dois. Professor e aluna fazem o possível para não se tocarem, não se olharem e para não pensarem um no outro. O que é, tecnicamente impossível, principalmente depois de um segundo encontro dos dois, na sala de aula, antes dos outros alunos chegarem, e que definitivamente a “missão” de não se aproximarem vai pelos ares e declina, como o voo de um aviãozinho de papel. E sabe o que é? Eu não posso dizer né?! Você precisa ler o livro para saber! Haha!

Fui super envolvida por esses dois. Simplesmente não conseguia parar de ler, a ponto de ler até com dor de cabeça, veja só!

De um modo geral, a história fala sobre amizade, amor, dedicação, abnegação, entrega, e mostra, sobretudo, como o amor deve ser luz quando tudo parecer escuridão. Karen é uma garota como muitas, mas, sabe o que quer e luta com muita coragem e determinação para defender o amor que surge em cada célula do seu corpo! Mas, ha momentos que parece que o mundo inteiro quer vê-los separados, nos fazendo sentir todas as sensações de quem está na fossa!

O livro também mostra como a amizade entre Karen e Emile surgiu e se fortaleceu desde o primeiro dia de aula. Elas se tornam irmãs, cúmplices e cunhadas (Ops! Falei demais). Pois é, além da história de Karen e Guilherme, surge o envolvimento de Emile e Carlos, que é igualmente lindo, e que irá surpreender a muitos(as) leitores(as), pois quando eles poderiam fazer o que todos estavam fazendo, simplesmente optaram por serem diferentes, e fazer a “coisa certa”. O que é, também não posso dizer e estragar o suspense. =)

Vários personagens surgem no enredo. Cada um com sua história de vida. E a história passa a ser narrada não só pelo professor e sua aluna, mas entram na narrativa: a mãe de Karen, a Emile, e ainda é feita algumas narrativas em terceira pessoa. Só tenho uma observação a fazer a respeito disso, a certos momentos, que o leitor desavisado, pode confundir-se um pouco e não saber quem está narrando a história, por que não há nenhuma distinção entre as falas – além das quebras de páginas e início de parágrafo – mas, se ler um pouco mais logo descobrirá de quem se trata.

De um modo geral me surpreendi com a obra. Pensem comigo: um autor quando é publicado por grandes editoras, sempre tem uma equipe enorme por trás dele, corrigindo todos os erros, revisando o material um zilhão de vezes, sugerindo coisas, excluindo coisas, dizendo o que está bom e o que não está, até para fazer pesquisas adicionais, tem profissional amparando o autor. E esse livro foi publicando sem essa equipe! Gente, vocês não fazem ideia de o quanto é difícil escrever um livro até dizer que este está completo e pronto para ser publicado. Allane foi na garra, recebeu ajuda de pessoas de certa forma leigas – considerando as atribuições e titulações de toda equipe que ampara os autores nas grandes editoras – mas, pessoas que a ajudaram em seu sonho, e ela buscou isso, e foi muito feliz! A história é linda e merece a nossa atenção. Esse foi o primeiro livro que li dela, e pretendo ler muito mais, por que ela tem muito talento.

“- Ai, desculpe, professor! Estava distraída e não notei que tinha se virado. Abaixamo-nos ao mesmo tempo para pegar as folhas. – Você vive se desculpando? – perguntou com o seu rosto rente ao meu. Seu hálito com cheiro de creme dental chegou até mim, perturbando um pouco o juízo que ainda me restava. – Essa é a segunda vez que nos falamos e a terceira que me pede desculpas... Você é sempre tão distraída, Karen? Olhei em seus olhos e engoli seco. – Só quando estou perto de você – o quê? Não acredito que falei aquilo em voz alta! Com muita dificuldade, e morta de vergonha, consegui desviar meu olhar do dele. Senti que estava da cor do batom que a Emile usava: vermelho sangue. – Falei isso em voz alta? – Sim, você falou...”

Bom, espero que tenha gostado. Não falei muito sobre o livro, por que vocês sabem: não faço resumo, nem tão pouco conto o final do livro. Leiam! A leitura nos enriquece!

Com carinho,

Natasha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário