segunda-feira, 22 de junho de 2015

Achados do Wattpad: Sob o Mesmo Teto - Bruna Fontes

Estimados(as)Leitores e Leitoras,

Essa postagem é mais uma estreia aqui no Blog. Conheci um livro de uma autora amiga de uma amiga e vim aqui compartilhar com vocês. O nome dela é Bruna Fontes e ela publicou esse livro pelo aplicativo Wattpad, e é aqui onde entra a estreia que falei. Vou fazer um quadro fixo no Blog trazendo para vocês todas as obras que li e curti no aplicativo, ou seja, aqueles “achados” irresistíveis que eu recomendo. Hoje vou começar com o livro da Bruna, vamos lá?!

Primeira informação pertinente: O que é o Wattpad?


Gente, please, esse tópico é para os(as) leitores e leitoras que não tem familiaridade com o aplicativo, como eu e você um dia não tivemos, então, pode parecer meio desnecessário, mas as vezes não é.

Wattpad é uma rede social ou uma comunidade para escritores e leitores. Nele você pode publicar (livros, contos, crônicas...) e ler gratuitamente os que foram publicados pelos zilhões de usuários da rede. O Wattpad já foi responsável pelo sucesso de vários autores conhecidos, mas, especialmente, é um espaço onde os novos autores postam seus textos e “dão a cara a tapa”, pois todos os usuários podem ler, comentar, dar dicas, criticar, ou seja, dar uma de agente literário nas suas obras. Assim como, as obras disponíveis recebem votos e ficam disponíveis de acordo com seu gênero e a sua popularidade.

Você pode acessar tanto pelo celular, através do aplicativo, quanto pelo computador, através do site – Clique Aqui que eu descobri ha pouco tempo e passei a acessar somente pelo pc, pois facilita a leitura. Daí você pode criar uma biblioteca com as obras que está lendo ou que deseja ler; pode publicar em uma espécie de Linha do Tempo como no Facebook; pode seguir e ser seguido; pode trocar mensagens com outros usuários; e sem contar que se você “meter o bedelho” no livro dos outros o autor ainda te responde (bom, aqueles que presam seus leitores, né?). É bem legal!

Voltando para o meu primeiro “achado” do Wattpad...

O nome da autora é Bruna Fontes e o livro é Sob o Mesmo Teto. Esse, na verdade, é seu segundo livro. O primeiro chama-se: La La Land – O Sonho Americano, e foi publicado (livro físico) em 2013 pela Editora Publiki, quando a autora participou e ganhou um concurso cultural e teve o seu livro publicado. La La Land também era postado online e receberá continuação, que de acordo com a Bruna sai ano que vem. Eu ainda não o li, mas posso até apostar na genialidade dessa garota. Inclusive, o livro está disponível à venda diretamente com a autora (no fim do post tem informações de contato), na página da Editora Publiki Aqui ou na Livraria da Travessa Aqui.

Bom, agora vamos para o Sob O Mesmo Teto, conhecido também, e simplesmente, como SOMT. Eu vi um Twitter que mencionava o início das postagens dos capítulos dele, então fui uma das primeiras pessoas a ler o primeiro capítulo (o que muito me orgulha, mesmo que a Bruna não tenha como comprovar – rsrs), e me liguei a ele desde esse momento.


Sinopse:

Calíope Medina tem certeza absoluta de que está ficando louca. Entre cinco irmãos e uma mãe sem nenhum juízo, ela nunca foi exatamente expert em viver uma vida normal. Mas a situação sai dos eixos quando seu futuro padrasto trás consigo mais quatro filhos, e agora sua nova residência parece habitar a população de um pequeno país.

Ela acaba de se mudar para a cidadezinha onde o Novo Padrasto mora e podia jurar que não tinha como piorar... Até conhecer João e a Lei de Murphy mais uma vez provar a sua força.

Esqueçam o nome esquisito, ter que se adaptar a um novo colégio no meio do ano ou o fato de que metade do corpo de alunos divide o banheiro de casa com Cali. O Destino - ou quem quer que seja o ser mítico que adora sacaneá-la - lhe apresenta uma opção impossível, e ela não sabe se conseguirá ignorar a atração irrefreável vivendo com ele sob o mesmo teto.



O livro conta uma história louca de uma adolescente que tem sua vida transformada completamente quando a mãe resolve se casar (pela terceira vez) e se mudar para outro Estado. E do Rio de Janeiro nossa protagonista vai morar em Assunção, uma cidade praticamente comprada/financiada/mantida pelo Marido Número 3 da mãe dela.

Com toda a bagunça de ter vários irmãos e irmãs e ver essa quantidade dobrar quando ela vai morar na casa de Otávio (o Marido Número 3), Calíope tenta organizar sua nova vida e ainda manter contato com sua melhor amiga e seu quase namorado (que ela amou platonicamente durante 2 anos, até a ficha dele cair e ele demonstrar “interesse romântico” pela garota). Tudo estaria dando certo se “uma pedra” não tivesse passado no meio do caminho dela. Uma pedra com duas pernas, um skate, um violão, um peitoral bem torneado e descendente do Marido Número 3. Sim! Ela desenvolveu “interesse romântico” carregado de incertezas, mancadas e foras pelo filho do padrasto dela. E, sim! SOB O MESMO TETO que ele.

No que você acha que vai dar essa loucura? A Bruna posta dois capítulos novos toda semana, por que está fazendo muito sucesso. Portanto, corre lá pra conhecer mais dessa história. Eu achei essa sopa de letrinhas super deliciosa e envolvente. Sem contar que a escrita dela é tão leve e divertida que eu nem preciso tirar o sorriso do rosto quando estou lendo.

Sobre a história em si, eu nunca precisei dar nenhum “pitaco”, para mim está ótima desde o começo, e ela está de parabéns, e como diz uma amiga minha: segue arrasando a cada capítulo. Sobre os personagens, eu ainda sofro para identificar a multidão de irmãos verdadeiros e postiços que ela tem, mas eu vou conseguir, vou sim (rsrs). Mas todos eles tem características bem definidas o que é super legal e parecem se encaixar bem com a proposta de cada evento marcante no livro. Bruna, sua esperta, acertou direitinho! ;)

Para saber mais sobre a autora o perfil dela no Twitter e no Instagram é @queenbrubs, no Facebook a página dela está Aqui, no You Tube ela tem um canal que você pode conhecer clicando Aqui e, por fim, você pode iniciar a leitura de Sob o Mesmo Teto clicando Aqui.

Vale a pena conhecer e dar uma força a ela, como eu disse, os autores postam gratuitamente, e também não recebem nada além do prazer de ver sua obra sendo lida, comentada, curtida e etc. Então, dá uma passadinha lá, eu sei que tem muito link, mas é culpa da Bruna Fontes, que é famosa demais (rsrs, beijos Bruna)!

Para quem não conhecia o aplicativo, seja bem vindo a um universo de leituras gratuitas e que te aproximam dos autores. Para quem já conhecia, mas andou um tempo afastado por conta da enxurrada de leituras disponíveis e não sabia por onde (re)começar, comece por Sob o Mesmo Teto você vai se divertir bastante.

E mais, esse não é um livro que te impede de ler outros. Eu pelo menos sigo naturalmente minhas leituras e nos dias que ela posta novos capítulos (segunda e quinta), eu reservo alguns minutos para me dedicar à vida maluca de Calíope, e sabe que funciona meio como uma limpeza na mente? Bom demais...

Até breve queridos e queridas – e com carinho,

Natasha.

6 comentários:

  1. Cara que coisa mais linda, eu estou até sem palavras! Te juro hahahaha não sei o que dizer, apenas sentir. É a primeira resenha de #SOMT e eu ainda nem acredito pq n imaginava que a história fosse ganhar essa proporção. MUITO OBRIGADA por fazer isso e por ler a história e pelo carinho. To aqui que não me aguento <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ow minha querida que bom que gostou... Eu só disse o que estava em meu coração e nem pude dizer muito né, se não estraga a surpresa dos seus novos leitores! ;) Mas eu espero que os números se multipliquem e que você publique SOMT também. Muitas alegrias e sucesso pra você, e se precisar de mim, sabe onde me encontrar ;) Beijos Bruna...
      PS.: Gente, essa é a autora de Sob o Mesmo Teto, estão vendo como ela é uma fôfa e presa os leitores?! Vamos lá né? Ela merece...

      Excluir
  2. Achei essa resenha fantástica! Traduziu meus pensamentos em palavras. O livro é super divertido e vale a pena cada minuto gasto na leitura! Todos os capítulos acabam e deixam aquela sensação de "eu não acredito que já acabou" que só leitores viciados entendem.
    Prevejo uma ressaca literária das brabas no final (e que ele demore muito a chegar)!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Larissa, bem vinda ao Blog. Que bom que gostou e obrigada por suas palavras. Mas devo dizer que você trouxe um comentário inédito para o post e que eu concordo absolutamente com você no tocante a: > Todos os capítulos acabam e deixam aquela sensação de "eu não acredito que já acabou" < É assim mesmo, né Lari, um capítulo se liga no outro... E eu também espero ter muito de Cali e João/Guto/Augusto durante um bom tempo. Beijos, querida, sinta-se a vontade no nosso cantinho. ;)

      Excluir
  3. EU LI O LIVRO ME APAIXONEIIII.....PELO MENINO JÃO KKKKKK E SIM LI COM O SORRISO NO ROSTO POR QUE É MUITO LEGAL <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É maravilhoso mesmo né Maiara?! Eu também me apaixonei pelo menino Jão kkk... beijos, bem vinda ao Blog!

      Excluir