sábado, 25 de julho de 2015

Dia do Escritor

Queridos(as) Leitores e Leitoras,

Hoje é um dia especial, quem sabe? Pois é, hoje é o Dia do Escritor! Ebaa!! =) Quem nunca teve um autor favorito? Um livro perfeito? Uma história que marcou sua vida? Uma que serviu de inspiração? Ou simplesmente uma obra que você jura ter sido baseado em sua vida? Então queridos(as), hoje é o dia deles, hoje é o nosso dia.

Dia de sonhar, de amar, de se entregar, de voar, enfim, dia de agradecer a eles por nos fazer pessoas melhores através de suas histórias encantadoras, dramáticas, cativantes, divertidas... E, sobretudo, por nos permitir viver vidas que jamais viveríamos. Por nos expandir, nos afundar e ressurgir.



E como não descrevê-los não é? Não imaginar como é seu dia a dia... Acredito que cada escritor tenha uma mania engraçada, um jeitinho especial de buscar inspiração, mas também uma forma confortável só sua de escrever suas obras, como no caso de um escritor inglês que só escrevia pelado. Vai entender, né?

Mas nesse post não vamos comemorar somente os autores consagrados, os de livros publicados, traduzidos, eternizados, não. Esse post é dedicado aos escritores iniciantes, àqueles que dormem todas as noites e sonham em publicar suas obras, imaginam sua noite de autógrafos, as resenhas dos blogueiros... Aos escritores desconhecidos que nos dias mais tranquilos de suas vidas reservam horas e horas na frente do computador ou com uma caneta na mão escrevendo cenas, apagando trechos, modicando falas, trocando palavras, revisando, revisando e revisando...

Àqueles que não sabem bem por onde começar, mas que sempre descobrem uma forma. A todos os que lutam diariamente para serem aceitos no mercado editorial, que sempre tão concorrido, algumas vezes não sabe dar o devido valor à nossas obras... A todos os que procuram uma opinião, um apoio... E, especialmente, para todos aqueles que quando disseram: “eu vou ser escritor(a)”, receberam uma risada ou foram desacreditados.

Esse post é para reafirmar que sem os Escritores o mundo não teria graça! Contos, crônicas, livros, poemas, tudo isso nos enriquece desde que saibamos nos entregar. Ler sem reserva, amar sem medo, colecionar livros, inventar histórias e escrevê-las... Na literatura você pode ser o que quiser! Inclusive, um escritor. =)

Lembrando que, mesmo com o foco nos escritores literários, este dia também deve ser comemorado pelos jornalistas, colunistas, blogueiros (Heee!), roteiristas, enfim, amigo(a), se você escreve e faz disso sua paixão, sua profissão ou hobbie, esse dia é seu!

Parabéns para todos os anônimos, todos os iniciantes, todos os pulicados, todos os eternizados. E parabéns a todos os leitores amantes, fanáticos, alucinados por literatura em todas as suas expressões, pois um depende do outro para ser feliz. Corrija-me se eu estiver errada.

Bruna Fontes, a autora queridíssima de Sob o Mesmo Teto - que tive o prazer de fazer uma breve menção aqui na página - parabéns pelo seu dia e pelo seu talento! Sua linda =)

Perseverança é o que desejo a todos que estão na luta, “batendo de porta em porta” com seus originais em mãos, tentando mostrar sua grandeza, seu eu que se materializou em palavras, buscando realizar o sonho de nos fazer voar. =)

Meus amigos e minhas amigas, o que seria da nossa vida se não fossem os sonhos destas pessoas? Isso mesmo, muito sem graça, sem cor...

E para aqueles que dizem: “eu não gosto de ler!” eu só dou um conselho, se não soar invasiva: se permita querido e querida, existem um botão no seu cérebro que quando acionado ele cria asas em vocês... Nunca é tarde para voar.

Com carinho – e comemorando meu dia,


Natasha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário