sexta-feira, 31 de julho de 2015

Adaptações Literárias: Se eu Ficar

Caros(as) Leitores e Leitoras,

A resenha de hoje é a primeira do gênero. É algo que eu sempre quis trazer para debater com vocês, mas levando em consideração a multidão de blogs que já fazem isso, fiquei na dúvida se deveria ser mais uma gotinha no mar... No entanto, pensei: Por que não? Afinal, o Sol nasceu para todos, e se você está lendo esta postagem, já é algo gratificante para mim, então vamos lá...

Já fiz resenha do livro aqui para vocês, para relembrar clique Aqui. Na verdade, já fazia um bom tempo que eu queira assistir ao filme. E somente agora, consegui. Mas não me arrependo de ter esperado. 


A adaptação da obra de Gayle Forman foi lançada nas telonas dia 22 de agosto de 2014, e como o livro já tinha sido publicado bem antes disso, acredito que os leitores que acompanharam a história de Mia Hall aguardavam ansiosos esse dia. Se eu Ficar foi estrelado por:
  • Chloë Grace Moretz como Mia Hall
  • Mireille Enos como Kat Hall
  • Joshua Leonard como Denny Hall
  • Stacy Keach como Avô
  • Lauren Lee Smith como Willow
  • Liana Liberato como Kim Schein
  • Jamie Blackley como Adam Wilde
  • Aliyah O'Brien como EMT
  • Jakob Davies como Teddy Hall
  • Andre Holanda como Austin Kerma

Com um orçamento de 11 milhões e sendo dirigido por  R. J. Cutler, este filme preencheu todo o meu coração nesta noite de quinta feira.

Para quem já sabe o resumo dessa história ou deu uma passada no link da resenha aqui no Blog, eu vou direto para minhas impressões sobre essa adaptação. E bem, o fato mais importante de falar aqui, e que eu senti durante todo o filme é que ele foi muito fidedigno ao livro. Não somente nas cenas, diálogos, eventos, personagens, não. Posso dizer com bastante convicção que essa adaptação foi a primeira que eu senti ser verdadeiramente tirada do livro, pois eu fui transportada para março deste ano quando dediquei meu tempo à essa leitura.

Dessa forma, o que posso dizer mais sobre os personagens? Que eles são idênticos... Mas não só fisicamente. Um ator para fazer parte de uma adaptação literária tem que trabalhar e ser muito bom. O que eu senti quando vi Chloe interpretando Mia foi aquele momento em que você diz: o personagem acabou de saltar do livro e ganhar vida. Ela foi simplesmente fantástica e verdadeira. Ela não interpretou Mia, ela viveu Mia. Todos os outros também me encantaram, eu só senti Teddy um pouco apagado na adaptação - Teddy, não o ator que interpretou Teddy. Mas Mirelle e Joshua foram incríveis e eu me diverti em todas as cenas que eles apareceram. Liana também estava graciosa e provou seu amor por sua melhor amiga, assim como no livro. E por fim, Jamie Blackey como Adam, bom, eu fiquei na dúvida se eles tinham estado tão chatinhos um com o outro no livro, mas dai eu lembrei que a história teve muitos desencontros, então resolvi acreditar no que meus olhos viam... De toda forma, achei uma grande similaridade de Jamie com Adam, achei ele super fofo com Mia, assim como na história.

Resumindo essa sopa de letrinhas e pipoca, eu gostei bastante da adaptação, na verdade ela até redespertou em mim a necessidade de ler Para Onde Ela Foi, que é a continuação do livro, e que eu vou ficar torcendo para que seja adaptado também. E o que eu não chorei no livro, eu chorei no filme (kkkk). E dai depois do primeiro soluço, eu fiquei lembrando que o pior ainda estaria por vir, que era justamente na última cena, e quando ela chegou, eu chorei um pouco mais. Eu me entreguei à dor de Mia, e à de Adam.

Mais do que isso vocês poderão me contar se tiverem assistido também, lido o livro, ou se simplesmente ficaram interessados nessa história de Gayle Forman.

Vou ficando por aqui, desejando a todos um ótimo começo de mês e retorno das férias, que nossas prateleiras se encham cada vez mais e que cada um encontre o que procura na leitura. Pois você pode ser o que você quiser. =)

Com carinho,

Natasha.

2 comentários:

  1. Oi Natasha!

    Gosto muito da evolução de Chloë Grace Moretz como atriz. Da pequena Hit-Girl, passando por Carrie, até chegar nesta adaptação literária, ela vem buscando variar bastante seus papeis. Pelo seu texto, podemos ver que, mais uma vez, a jovem se saiu muito bem.

    Creio que em breve tenhamos a continuidade do filme.

    ligadoscinefilos.blogspot.com.br



    http://ligadoscinefilos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito bom você ter comentado isso, Cristiano, por que meu olhar se direcionou somente para a interpretação dela em Se Eu Ficar, mas agora com suas indicações, eu vu até da uma olhadinha nos outros papeis. Obrigada! Vou dá uma olhadinha no seu Blog e acredito que meus leitores também. E sim, aguardo ansiosa pela continuação... Tudo de bom para você!

      Excluir