sábado, 16 de maio de 2015

A Mais Pura Verdade - Dan Gemeinhart

Estimados(as) Leitores e Leitoras,

Hoje estou passando rapidinho só para confirmar o fim da leitura de A Mais Pura Verdade. Eu já havia feito uma resenha no quadro "O livro que estou lendo" que você pode ler ou relembrar clicando Aqui. Bom, como alguns já sabem, esse livro foi a primeira cortesia que nós recebemos de uma editora (hehe) e ele veio antes do lançamento. Hoje, o livro pode ser adquirido em todos os sites de venda de livros, ok?

O autor é uma pessoa de muitas capacidades. Dan lança sua primeira obra e conquista muitos corações com A Mais Pura Verdade, cujo título original é The Honest Truth, lançado este ano. O livro tem 224 páginas, e enquadra-se como Drama, Aventura e Suspense. Sendo lançado no Brasil pela Novo Conceito, com uma capa linda.


Sinopse:

Nunca é tarde demais para viver a maior aventura da nossa vida. Em todos os sentidos que interessam, Mark é uma criança normal. Ele tem um cachorro chamado Beau e uma grande amiga, Jessie. Ele gosta de fotografar e escrever haicais em seu caderno. Seu sonho é um dia escalar uma montanha. Mas, em certo sentido – um sentido muito importante -, Mark não tem nada a ver com as outras crianças. Mark está doente. O tipo de doença que tem a ver com hospital. Tratamento. O tipo de doença da qual algumas pessoas nunca melhoram. Então, Mark foge. Ele sai de casa com sua máquina fotográfica, seu caderno, seu cachorro e um plano. Um plano para alcançar o topo do Monte Rainier. Nem que seja a última coisa que ele faça. A Mais Pura Verdade é uma história preciosa e surpreende sobre grandes questões, pequenos momentos e uma jornada inacreditável.




Mark é uma criança que nunca teve muitas escolhas na vida. Ele adoeceu muito cedo de câncer e passou por muitas e muitas provações. E tudo está bem até ele descobrir que a doença voltou, e que irá se trancar dentro de um hospital novamente. Unindo-se ao seu melhor amigo, Beau, seu cachorro, ele bola um plano para alcançar a única coisa que ele tinha sonhado por muitos e muitos anos: escalar uma montanha.

Sem se despedir, ele sai com a certeza de que não irá voltar. Mas com o objetivo de que, aconteça o que acontecer, ele irá escalar o Monte Rainier. Mark, apesar da doença, é um garoto muito forte, e mesmo se alimentando pouco e sofrendo com situações bizarras e completamente fora do seu controle, ele não olha para trás, assim como Beau, que sempre o acompanha e se arrisca para salvar seu amigo Mark.

Esse livro é muito instigante e a leitura flui facilmente. A narrativa é feita em primeira pessoa nos momentos em que Mark fala sobre sua aventura, e em terceira, quando retrata a situação de sua melhor amiga, sofrendo com a incerteza se conta ou não à família dele que ela, somente ela, sabe para onde Mark fugiu.

Nos últimos capítulos a leitura tornou-se um tormento, pois eu não queria soltar até descobrir se Mark conseguiria vencer os obstáculos e escalar o Monte. O problema (na história) é que as coisas saíram completamente do controle dele e a cada passo dado, meu coração se encolhia em aflição. E o mais importante, queria saber se ele sobreviveria, se sua amiga contaria romperia o silêncio e contaria o seu segredo, o mais importante de tantos que eles guardavam, e até sobre como ficaria Beau no fim tão próximo.

Durante o trajeto Mark conheceu personagens interessantes, uns bem trabalhados, outros somente como figurantes, mas cada um de alguma forma, deixaram sua marca na história. Dan escreve muito bem!

Quando finalmente alcancei as ultimas páginas, pude respirar fundo em alívio, e ao mesmo tempo sentir o estômago embrulhar com a tortura de um final em aberto. Sim, foi isso mesmo que você leu. O final é aberto. Não muito torturante como alguns livros por ai, mas eu gostaria muito de saber, depois de tudo o que eu li, como ficaria Mark. Mas, tenho que admitir, que o autor nos trata muito bem a passagem mental de Mark de raiva à esperança, de tristeza à luta por sua vida. 

Não observei nenhum tipo de erro de impressão, diagramação, digitação, qualquer coisa, não percebi nada! E mesmo achando um pouco complicado a ideia de uma pessoa com câncer passar por tudo o que Mark passou, decidi que a história merecia a minha atenção. Só houve um momento na história, um dos mais fortes, diga-se de passagem, que eu fiquei meio confusa com a repetição das ações, de palavras, dai eu me perdi um pouco e teve um momento que eu li sem conseguir visualizar muito bem a situação. Esse foi o segundo momento frustrante da leitura. Mas acontece, né?! Pode ter sido erro na tradução, ou de autoria. É difícil dizer, uma vez que não conheço nada sobre tradução de obras.

Eu gostei muito desse livro, e achei Mark um protagonista muito especial. Espero que você goste. Recomendo essa leitura para pessoas que gostam de suspense e drama. Ele é muito bem escrito, gente. E muito interessante, nada além de livros do gênero, como por exemplo: Extraordinário, que eu simplesmente morri de amores.

Com carinho,
Natasha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário