quarta-feira, 26 de agosto de 2015

Aniversário do Blog!

Amados(as) Leitores e Leitoras,

Estive pensando e repensando sobre o que gostaria de conversar com vocês no dia do aniversário do Blog... E em meio a tanta indecisão, resolvi compartilhar como surgiu minha vontade de ser blogueira, de compartilhar experiências literárias e etc... e é sobre isso que vamos falar. Talvez esse não seja bem uma postagem de aniversário, mas é que bateu aquela vontade de resgatar as origens e falar para vocês. Bora lá?

Bom, eu sempre gostei de escrever e ler, o primeiro mais que o segundo (hehe). Sempre escrevi crônicas e gostei de conversar sobre livros, de defender personagens, de tirá-los dos livros e inserir no dia a dia. Mas ha alguns anos, eu só tinha acesso aos livros da escola, já que a "cultura de presentear com livro" nunca chegou até mim, eu só tinha acesso aos clássicos. Mas, houve um dia em que eu olhei para uma parede branca no meu quarto e resolvi: vou montar minha biblioteca! 

Os anos se passaram e os dez se tornaram 30, os 30 subiram para 60 e hoje tenho um bom acervo. Apesar de não ter muitos gêneros diferentes, a maioria é romance, e a maioria dos romances são esses "modismos", mas não me arrependo. Se estão "na moda" algo de bom ha neles, e os que não estão é por que ainda não foram descobertos... Desses eu também tenho representantes nas prateleiras.

É difícil fazer uma lista com meus preferidos, até porque me obriguei a parar de comprar por que a fila está grande e não é elegante deixar tantas obras esperando. Portanto, dificilmente você encontrará no Blog uma lista com meus "livros preferidos". Eu jamais conseguiria definir o número 1.

E por conta das leituras, a quantidade de livros, certo conhecimento na área, comecei a comercializar alguns exemplares (não os meus, please!). E houve um certo dia, em que vendi quase 500,00 reais de livros. Como? Você deve perguntar... É até meio absurdo esse valor! Mas é verdade! Eu conhecia o que estava vendendo, quando não havia lido alguma obra, tinha a referência da adaptação para o cinema, ou lia alguma resenha... mas o mais importante: as pessoas escutavam o que eu dizia. As pessoas se apaixonavam pela obra só por eu mencionar um fragmento, ou fazer um breve resumo. Mas não por que EU falava, ou por que era EU quem fazia aquilo... O segredo estava nos meus batimentos cardíacos, na minha pele corada, no meu sorriso, no brilho que iluminava o meu olhar quando eu falava sobre um livro. Algumas obras se vendiam sem nenhum tipo de explicação... Eram aqueles livros de sucesso ou com autores nas listas dos Dez Mais. No entanto, aqueles livros que ninguém conhecia, nem havia ouvido falar, nem "estava na moda" eram o que as pessoas compravam desejando sentir o mesmo que eu sentira lendo aquela história. E era naquele instante que tudo ganhava cor. Eis o grande segredo: ame o que você faz, se seu coração não estiver ali, em vão trabalhará as suas mãos.

Dessa forma, falar sobre livros passou a fazer parte do meu universo. Passou a ser um sétimo sentido para mim (por que o sexto eu já tinha, né? kkkk). Deu mais brilho aos meus dias... E eu vou dizer uma coisa para vocês, quando algum leitor comenta que está receoso sobre uma leitura, ou não gostou de um personagem de um livro que eu indiquei ou que eu já li e aprovei, eu utilizo de todas as minhas ferramentas de escritora e leitora para convencê-lo a dar uma segunda chance à leitura. Não gosto muito de falar sem conhecer o conteúdo na íntegra, já é tão chato você fazer isso com o próximo, imagina fazer com um livro ou um autor sem nunca lhe dar a chance de lhe surpreender, de ganhar sua confiança...  

Então um belo dia eu disse: vou escrever sobre livros e vou escrever um livro. E deu no que deu... O restante da história vocês já conhecem. 

O Blog completou seu primeiro ano de existência, e eu estou imensamente feliz por isso. Por que crescemos bastante, mesmo sem ter parceria, mesmo/e apesar da falta de tempo, do corre corre... definitivamente não sou dessas blogueiras que dedicam-se de forma integral todos os dias ao Blog, mas eu tenho feito o que posso. E é muito bom saber, que mesmo tão pouco, já tem agradado.

Quero agradecer ao meu leitor número 1 e maior incentivador, também blogueiro, com quem posso dividir todas as conquistas na página: meu esposo. É sempre especial vê-lo participar ativamente dando seus cliques decisivos, debater algumas postagens, ouvir suas críticas e elogios. 

A todos os demais leitores e leitoras, que tem um espacinho especial no meu coração... Minhas amigas que "piram" quando leem algo que gostam, ou captam uma indicação e vão lá, compram o livro, se entregam... ou quando um leitor vai passando e resolver entrar "nessa humilde residência"... A todos: muito obrigada! Não tenho palavras para descrever como estou emocionada por ver isto dar certo e por poder contar com vocês.

Este post está saindo com dois dias de atraso por conta de problemas técnicos. Mas o que vale é a comemoração, e nós tivemos até bolo! Hehe... 

Parabéns para todos nós!!




Com Amor, 

Natasha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário