segunda-feira, 23 de março de 2015

O livro que estou lendo - A Playlist de Hayden de Michelle Falkoff

Estimados(as) Leitores e Leitoras,

O post de hoje é sobre mais um presente que ganhei da Editora Novo Conceito. Quase nem acreditei quando, hoje às sete e meia da manhã o carteiro chegou e me entregou esse livro. A princípio fiquei intrigada com o título, o que é claro, foi ampliado pelo fato de ser um lançamento da editora para abril (06/04) e eu não ter visto nenhum post sobre ele. Resultado: parei tudo o que estava lendo e corri para me entregar a essa história.

O livro é A Playlist de Haiden, de Michelle Falkoff, cujo título original é Playlist for the dead.

Sinopse: 

Depois da morte de seu amigo, Sam parece um fantasma vagando pelos corredores da escola o que não é muito diferente de antes. Ele sabe que tem que aceitar o que Hayden fez, mas se culpa pelo que aconteceu e não consegue mudar o que sente

Enquanto ouve música por música da lista deixada por Hayden, Sam tenta descobrir o que exatamente aconteceu naquela noite. E, quanto mais ele ouve e reflete sobre o passado, mais segredos descobre sobre seu amigo e sobre a vida que ele levava.

A PLAYLIST DE HAYDEN é uma história inquietante sobre perda, raiva, superação e bullying. Acima de tudo, sobre encontrar esperança quando essa parte parece ser a mais difícil.



Hayden e Sam são melhores amigos. Eles estão começando o Ensino Médio e são completamente diferentes da maioria. Eles gostam de jogos, computadores, músicas indie, e tudo o que tiver ligação com algo "alternativo", por isso, e por outras coisas, eles só tem um ao outro no meio do caos que é ser diferente em um meio supostamente normal. 

Tudo corria bem até Hayden se suicidar. Na verdade, o livro já começa com Sam encontrando o amigo morto em seu quarto, depois de ter tomado vários comprimidos misturados com uísque. O que Sam não faz ideia, é de por quê Hayden foi capaz de fazer isso. Ele era o seu melhor amigo, e sentiu muita raiva por nunca ter suspeitado de nada, por ter ficado sozinho, e sobretudo, se sentia culpado, por não ter feito nada que pudesse impedi-lo de cometar suicídio. Mas Hayden planejou tudo. Deixou um pequeno bilhete e uma playlist para que Sam encontrasse ao lado de seu corpo, pois ele tinha certeza de que seu melhor amigo, seria a pessoa que o encontraria sem vida. 

Diante de muita hipocrisia, dor e revolta, Sam luta dia após dia para compreender o ato de Hayden, mas ele tem apenas a playlist que o amigo lhe deixou, o que parece muito distante e enigmático para ele. Até que em uma noite, quando Sam resolve entrar na plataforma de jogos online que ele e o amigo sempre jogavam, um alerta de mensagem no bate papo chama a sua atenção. Repentinamente, Sam depara-se com algo muito difícil de acreditar: uma mensagem após outra surge, exatamente com termos e assuntos trocados entre ele e Hayden. O que ele poderia pensar? A pessoa do outro lado parecia saber coisas que só ele e o amigo sabiam, e até chegou a insinuar que uma vingança tinha sido planejada para cada um da "trifeta do bullying", composta pelo irmão mais velho de Hayden e dois amigos.

O livro foi muito bem escrito e faz relatos constantes da relação dos dois amigos, desde que se conheceram. Como sempre, livros que trazem certos assuntos, especialmente bullying, ganham minha atenção especial. Até agora, só li 86 páginas (durante a tarde) e estou super ansiosa pelo desfecho de todas as interrogações que surgiram em minha mente desde que comecei a ler a obra. 

O livro nos faz pensar e sentir os conflitos e emoções de Sam. E confesso que me senti completamente envolvida com a história e não parei um só minuto desde que li o primeiro parágrafo. As personagens são bem estruturadas e tem diálogos muito bem construídos. O que mais ganhou meu coração foi um da primeira conversa entre o Sam e a pessoa do chat:

"Muitas pessoas querem ser invisíveis. Talvez elas até pensem que podem fingir que são. 
Mas sempre alguém as vê."

Fiquei fascinada, e tenho certeza que esse livro vai me marcar de várias formas. Talvez vocês devam dar uma olhadinha nos sites de venda de livros, pois já está em pré-venda, com lançamento previsto para dia 06 de abril. 

Amei essa leitura... e espero descobrir em breve os motivos de Hayden; o mistério da Playlist; o desfecho da "trifeta do bullying"; se Sam conseguirá superar a perda, e como será sua vida depois de tudo. A playlist de Hayden é o livro que faltava na minha estante.

Mais que recomendo esse livro! Obrigada Editora Novo Conceito, pela oportunidade, e por lançar no nosso país mais uma obra incrível.

Com carinho,

Natasha.


2 comentários:

  1. ler sua resenha enquanto espero meu livro chegar, só aumenta ainda mais minha aflição da espera hahaha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Imagino Raquel, mas tenho certeza que suas expectativas serão alcançadas. Só li umas noventa páginas e também estou esperando o livro com o texto integral chegar, mas fiquei presa nessa história. Você também vai ficar! Obrigada por ler mais essa resenha :)

      Excluir