sexta-feira, 17 de abril de 2015

Por Lugares Incríveis - Jennifer Niven

Caros(as) Leitores e Leitoras,

A resenha de hoje vai ser mais uma daquelas em que eu deixo o coração falar. Será sobre o livro Por Lugares Incríveis, da autora americana Jennifer Niven, cujo nome original é: All the Bright Places. Ele foi lançado ESTE ANO, pela Editora Seguinte, e tenho certeza de que está fazendo muito sucesso. A narrativa tem 335 incríveis páginas, é 16x23 (diferente do que há em alguns sites de venda) sendo que sua edição está perfeita, e a capa está extraordinária (melhor até que a versão original, eu achei). A Jennifer, de acordo com informações das orelhas dos livros, é autora de romances adultos, quatro no total. Mas resolveu nos presentear com essa maravilha. Sim, digo: Maravilha!



Sinopse: Violet Markey tinha uma vida perfeita, mas todos os seus planos deixam de fazer sentido quando ela e a irmã sofrem um acidente de carro e apenas Violet sobrevive. Sentindo-se culpada pelo que aconteceu, a garota se afasta de todos e tenta descobrir como seguir em frente. Theodore Finch é o esquisito da escola, perseguido pelos valentões e obrigado a lidar com longos períodos de depressão, o pai violento e a apatia do resto da família.
Enquanto Violet conta os dias para o fim das aulas, quando poderá ir embora da cidadezinha onde mora, Finch pesquisa diferentes métodos de suicídio e imagina se conseguiria levar algum deles adiante. Em uma dessas tentativas, ele vai parar no alto da torre da escola e, para sua surpresa, encontra Violet, também prestes a pular. Um ajuda o outro a sair dali, e essa dupla improvável se une para fazer um trabalho de geografia: visitar os lugares incríveis do estado onde moram. Nessas andanças, Finch encontra em Violet alguém com quem finalmente pode ser ele mesmo, e a garota para de contar os dias e passa a vivê-los.


Violet Markey perdeu a irmã em um trágico acidente de carro, quando apenas ela sobreviveu. Tem 17 anos e apesar de ser popular, não tem nenhum amigo de verdade. Aliás, nem sua vida é de verdade, pois ela se recusa a viver e passa seus dias procurando razão para ela ter ficado viva e sua irmã Eleanor não.


Theodore Finch é o cara estranho da escola. Ele é muito alto, faz coisas bobas e não está muito preocupado com as repercussões de suas ações, e é apelidado de Aberração por todos os alunos da escola onde ele e Violet estudam. Seus pais se divorciaram a pouco tempo, e seu pai é um covarde que tem tempos bons e tempos ruins, sendo que nestes últimos, ele espanca quem passar por seu caminho. Finch foi uma vítima frequente do seu mau temperamento.


Eles basicamente se conhecem na torre do relógio da escola. Quando os dois estão experimentando a sensação de estar à beira do suicídio. Como você deve ter lido na Sinopse, eles se ajudam e descem da torre, se tornando dupla em um trabalho da escola.


Finch é um garoto forte, apesar de ter problemas com depressão e passar longos períodos distantes de todos, e com o agravante, de ter uma fascinação absurda por suicídio. Os métodos usados, os bilhetes deixados, a vida dos suicidas, tudo ele pesquisa e faz anotações. Mas quando ele encontra Violet na torre, ele passa a ter um motivo especial para viver, ele passa a fazer tudo o que pode para que ela retome as rédeas da sua vida. E aos poucos ele consegue. Das formas mais improváveis e inusitadas, Finch trás Violet de volta a vida.


A narrativa envolve todo o percurso que eles fazem para realizar o trabalho de Geografia. Ele marca em um mapa todos os lugares onde deveriam visitar, sempre levando algo de recordação e também deixando algo para marcar sua passagem. Dessa forma, Por Lugares Incríveis torna-se um livro maravilhoso que mostra o início da caminhada de duas pessoas, que, de certa forma, sobreviveram ao suicídio.


Conheci a obra através de um comentário no Twitter da Ju @radcliffeswife, ela dizia de um modo geral como estava tocada com a história, que se sentia destruída, e coisa e tal... Comecei a conversar com ela e acabei comprando um livro. Mais uma vez sem ler sinopse, resenha ou orelhas. Só pelo comentário da Ju. Nada ficou de fora. Esse com certeza tornou-se um dos melhores livros que eu já li.


A narrativa é completamente envolvente, e esse é um daqueles livros que você não consegue largar. Inclusive depois que termina a leitura. Por Lugares Incríveis, desperta sentimentos simples e complexos no leitor. Ele nos permite sonhar, amar, chorar e morrer de tristeza. Normalmente tenho receio de livros assim. Mas eu fui marcada por essa obra. E não me arrependo!


No decorrer dos dias, Violet e Finch se aproximam mais e mais. E aos poucos uma atmosfera romântica começa a envolvê-los, a aprisiona-los. Através de conversas no Facebook, nos intervalos e finais das aulas, viagens pelos “lugares incríveis”, eles vão cada vez mais nutrindo a necessidade de um pelo o outro. Até que acontece. E é muito mais lindo que vários romances na minha estante, queridos(as).


"- Acabou o inverno. Finch, você me trouxe a primavera."
(pág. 226)


Mas a história vai evoluindo e Finch vai se aproximando de mais uma crise de depressão (não sei se posso falar assim “crise”), e cabe a Violet salvar a sua vida, já que a dela tinha sido salva por ele. Mas tudo piora rapidamente, e Violet se vê diante da necessidade de voltar a ser uma pessoa forte. Como era antes da morte da irmã. Até que Finch some.


Esse livro é mais um daqueles que trazem importantes debates a tona. Suicídio e buylling. Quantas e quantas vezes nós já vimos a interação dessas duas palavras? Mas esse livro, é um chamamento a deixar de ser apenas um expectador. Ele dá uma direção do que uma pessoa com esse tipo de tendência pode seguir. E, pra ser sincera, é um tema muito delicado e bem abordado pela autora. No final do livro, vocês poderão entender por que ela escreveu tão divinamente essa história.


"Viro e olho pra cima, e a larga superfície branca diz, em letras vermelhas: Estive aqui. TF. Nesse momento, meus joelhos cedem e eu afundo, na poeira e nas ervas daninhas e no lixo. O que eu estava fazendo quando ele esteve aqui? Estava na aula? Estava com Amanda ou Ryan? Estava em casa? Onde eu estava quando ele subiu na tela e pintou, deixando algo para trás, terminando nosso projeto?"
(pág. 308)


Eu chorei amados(as). Não ha motivos para não dizer. Chorei de emoção, de frustração, de orgulho... Chorei por ver o crescimento de Violet, e por conhecer mais da pessoa a quem todos apelidavam de “aberração”. Chorei por ver o quanto a autora retratou a hipocrisia de muitas pessoas no seu livro. Chorei por que queria muito mais de tudo o que ficou. E me emociono até agora. E estou completamente ciente, de que, não importa o que eu diga, nunca será o suficiente.


Esse é um livro marcante. E de todos os meus livros, este é o que tenho 100% de certeza e confiança para indicar. Queridos(as), vou escrever a mesma coisa que postei no Twitter (@blogrfascinante) quando terminei de ler essa obra: Por Lugares Incríveis estraçalhou o meu ser, mas me reconstruiu. Eu me sinto imensamente sortuda por ter conhecido Finch e a Ultravioleta Markante.



Esse livro é sobre amor e dor, desistir e recomeçar, viver e morrer. É um livro fatal. Faz o coração ficar apertado durante um bom tempo... Meu sentimento maior é de não poder fazer cópias dele e deixa-lo nos lugares onde eu passar, como nas andanças de Violet e Finch. Jennifer, você me matou e me deu a vida! Obrigada.


Esse livro é pra você, e ponto. Clique Aqui e leia a amostra.


"Venha", digo, "Venha". 
Escrevo a única coisa que me vem à cabeça: "Fique", digo, "fique". 
(pág. 278)


Com carinho – e um milhão de outros sentimentos indecifráveis,

Natasha.

2 comentários:

  1. amei sua resenha,parabens,só fez aumentar ainda mais a minha curiosidade

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom Raquel... Pode juntar toda a sua expectativa, esse será um daqueles livros que vão marcar a sua vida. ;)

      Excluir