quinta-feira, 23 de abril de 2015

Feliz Dia Mundial do Livro!

Estimados(as) Leitores e Leitoras,

Neste 23 de abril, não poderíamos deixar de lembrar o dia do nosso amigo de cabeceira: o livro! Mas, sobretudo, hoje também deve ser lembrado como o dia em que a UNESCO, desde 1995, salienta a importância do despertar do prazer pela leitura, para as publicações de livros, e a proteção dos direitos autorais reconhecidos pela Declaração Universal dos Direitos dos Homens (algo inegavelmente importante para os escritores), através da organização de eventos por todo o mundo. 

Esse dia é originalmente destinado ao Livro em referência aos inúmeros escritores que nasceram ou faleceram nessa data. Você sabia disso? Entre eles destaco: Miguel de Cervantes e William Shakespeare, nos quais deveríamos sempre lembrar da incrível obra que marcaram o seu tempo, e que inspiraram outros autores em tempos vindouros.



De acordo com o site agostinhoneto.org: A ideia de celebrar este dia surgiu na Catalunha, onde é oferecida uma rosa a cada pessoa que compra um livro. Que maravilha hein? Que tal fazer crescer mais e mais a nossa árvore dos sonhos? 

Não importa o gênero ou estilo. Técnicos, didáticos, literatura... O livro, desde a sua gênese representou uma revolução para o seu leitor. Revolução cultural, libertadora, encorajadora, entre outros aspectos. Não importa se você tem um livro de Biologia ou de Auto-ajuda. O simples fato deles existirem, de existirem autores dedicados por trás de cada obra já é motivo de orgulho para a humanidade. E nesse Dia Mundial do Livro peço que você dedique um minuto do seu dia e relembre uma obra que marcou a sua vida em algum aspecto. Relembrar não custa absolutamente nada!

Queridos(as), ser escritor no Brasil significa vivenciar uma luta diária. Então, todas as vezes que você pegar em um livro, especialmente de autores nacionais, procure saber a sua história, pois, antes de ser impresso e se transformar em livro, aquelas letras eram sonhos. 

Muito ainda ha por se fazer para que o Brasil se torne referência no âmbito da distribuição e publicação de livros. Esperamos sempre mais do governo, mas como essa é mais uma questão ideológica-estatal, cabe a cada um fazer um esforço para se emancipar e vivenciar através de suas próprias forças a leitura. Grandes editoras só abrem as portas para grandes autores, enquanto vários e vários autores independentes lutam a cada dia para alcançar seu lugar ao Sol. Essas e outras são questões complexas, polêmicas a seu modo e merecedoras de debate, o que não cabe aqui, nesse momento. Dessa forma, dedico-me a acreditar no que dizem por ai: o melhor ainda está por vir! Vamos ter fé! ;)

Feliz Dia Mundial do Livro. Desejo a todos(as) que tenham muitos e muitos em sua estante e no seu coração. E que nunca falte tempo e nem falte força para você se dedicar a uma leitura. E para os autores (inclusive a mim) peço: vamos relembrar as obras que marcaram a humanidade, as que fazem nossos pelos eriçarem, as que nos emocionam e nos encorajam, vamos ter fé nas nossas histórias e lutar por elas com todas as forças!

Com carinho,

Natasha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário