quarta-feira, 23 de setembro de 2015

Primeiro Amor - James Patterson e Emily Raymond

Queridos e queridas,

Acabei de ler este livro e não resisti, todas as ideias fresquinhas na mente, todas as cenas e os sentimentos... tive que vir logo compartilhar com vocês. Bom, James Patterson eu já conhecia, ele é inclusive o autor do livro do último sorteio que tivemos. Seus livros vão de romance à suspense, e sempre são sucesso por todo o mundo, prova disso são as mais de 200 milhões de cópias vendidas. Emily Raymond, parceira de James nessa obra, é norte-americana e também autora de sucesso. No entanto, eu ainda não conheço nenhuma de suas obras, mas prometo contar para vocês quando isso acontecer, ok?

O livro foi lançado pela Editora Novo Conceito em 2014. Ele tem 239 páginas, e me chamou atenção desde a primeira vez que o vi. Esse tema "Primeiro "Amor" para mim sempre é motivo de encanto, desta forma, e aliado a uma capa encantadora, era claro que eu precisava tê-lo na minha estante.



Sinopse:
Axi Moore é uma garota certinha, estudiosa, bem comportada e boa filha. Mas o que ela mais quer é fugir de tudo isso e deixar para trás as lembranças tristes de um lar despedaçado. A única pessoa em quem ela pode confiar é seu melhor amigo, Robinson. Ele é também o grande amor de sua vida, só que ainda não sabe disso. Quando Axi convida Robinson para fazer uma viagem pelo país, está quebrando as regras pela primeira vez. Uma jornada que parecia prometer apenas diversão e cumplicidade aos poucos transforma a vida dos dois jovens para sempre. De aventureiros, eles se tornam fugitivos. De amigos, se tornam namorados. Cada um deles, em silêncio, sabe que sua primeira viagem pode ser também a última, e Axi precisa aceitar que de certas coisas, como do destino, não há como fugir. Comovente e baseado na própria vida do autor, este livro mostra que, por mais puro e inocente que seja, o primeiro amor pode mudar o resto de nossas vidas.

Primeiramente, devo confessar que fiquei meio perdida nessa sinopse - agora. Como alguns sabem, gosto da surpresa de ler o livro sem saber do que ele se trata. Li a sinopse para decidir o que contar a vocês, mas, ela é basicamente um resumo do livro todo. Então vou direto para as entrelinhas da história, se me permitem...

Axi Moore é o tipo de garota que a maioria de nós foi, ao menos uma vez na vida. Em todos os aspectos dela, inclusive a transição da garota certinha para a garota malvada (por falta de uma palavra melhor). Ela carrega o abandono da mãe, o falecimento da irmã, e o alcoolismo e o descaso do pai. Na verdade ela só tem a Robinson, como válvula de escape, ombro amigo, qualquer coisa desse tipo. Ela desconhece a grandeza do sentimento que nutre por ele, e também desconhece a reciprocidade que aparentemente acontece.

Robinson é "o valor de x" em uma equação de matemática. Nós temos que aprender a descobri-lo, a somar todas as suas atitudes até chegar a um resultado. Ele é um garoto que abandonou a escola, e que vive. Só vive. Ele passa seus dias, tentando aproveitar a vida de alguma forma. Conheceu Axi quando ainda eram crianças e desde então, mudou sua vida para estar com ela. Mas eles não são um casal! Eles são amigos, perdidos um no outro, no meio de uma cidade de interior. E com as marcas de uma doença que quase os tirou a vida. 

Dessa forma, ouvir de Axi "vamos fugir" foi praticamente aprender a voar sem asas. Era tudo o que os dois precisavam. E é nesse momento que o livro começa. Eles cometem alguns erros, mas seguem seus instintos. Largam tudo e vão seguindo um mapa com marcações que Axi passara um bom tempo planejando. Uma cabana, uma barra de chocolate, e duas cabeças completamente alucinadas por um pouco mais de vida.

Axi Moore se transformou na personagem com a evolução mais incrível que já conheci, para as 239 páginas que ela precisou para existir. Todas as atitudes dela foram coerentes com seu momento na história. Hora ela era a menina careta, hora era a menina que tentava deixar de ser careta. A mudança foi gradativa e bem coerente com tudo de novo que estava acontecendo em sua vida. Mesmo ela tendo todos os motivos para carregar mágoas ou ressentimentos, quando ela decidiu ser diferente, ela foi, de fato, diferente. Soube pesar o que era mais importante e o que valeria a pena ser vivido, e no momento, a lista toda se resumia em Robinson.

Eles aprontaram bastante durante essa viagem louca. Me fizeram rir e temer. James e Emily deram a pitada de suspense que a história precisava. Mas, preciso comentar duas coisas com vocês:

1º -  Houve um certo momento durante a leitura, que eu meio que me senti dentro de outro livro... Um livro, que não posso revelar qual, mas que se tornou febre no mundo e foi até adaptado ao cinema. A partir desse instante, eu já fiquei meio apreensiva, por que não queria o final que minha mente já desenhava no horizonte das páginas posteriores. 

2º - E me perdoem se vocês não gostarem dessa informação, garanto que fará todo o sentido se vocês desejarem ler o livro. Ele é inspirado em fatos reais. Inspirado é completamente diferente de baseado, ok? Não vamos pensar que a história real foi assim... O que me deixou em cima do muro, sobre a observação número 1. Até que ponto ela pode estar ligada aos autores ou ao outro livro... É difícil dizer.

De toda forma, apesar de não curtir muito esse tipo de "finais felizes", posso afirmar que gostei do que li. Sabem, é um pouco difícil mencionar por alto, uma história que tem a capacidade de nos ensinar algumas coisas. É difícil discutir de forma "apática" uma cena forte que foi descrita de uma forma magistral, que colocaria qualquer um para refletir e se emocionar... Mas não é cabível deixar de mencionar o quanto a leitura foi doce e encantadora. Ela foi narrada por Axi, em capítulos curtos, com passagens rápidas e compactadas, dessas que não deixam nenhum tipo de dúvida na mente do leitor. Pelo menos eu não fiquei.

A leitura é ótima e flui da maneira mais cativante possível. 

Não tenho nenhum grupo seleto de pessoas para quem eu recomendaria esta obra. Sua grandeza é de fácil apreciação e... Afinal, quem nunca teve um primeiro amor? Porque no fim de tudo, James e Emily descreveram como isso é algo inesquecível na vida de qualquer pessoa. Mesmo aquele amor da escola, aquele que nenhum dos dois teria coragem de assumir e preferia fingir uma briga do que dizer um "eu te amo"... Pois é, é sobre isso que essa história trata, sobre como é incrível descobrir-se apaixonado(a) e sobre ter um primeiro amor gravado no coração com letras inapagáveis. 

A Novo Conceito disponibilizou um link para quem desejar ler um fragmento da obra, para ler Clique Aqui.

Se você já leu, me diz, o que achou de Axi e Robinson? E dessa parceria entre James e Emily?

Com carinho,

Natasha.

Um comentário:

  1. Muito bom resumo... Vou arranjar tempo pra ler mais, aliás, vc Prometeu mais capítulos do seu incrível livro... Aguardando ansiosa...

    ResponderExcluir