segunda-feira, 8 de setembro de 2014

O Pequeno Príncipe – Antonie de Saint-Exupéry

Caríssimos(as) leitores e leitoras,

Vocês já ouviram alguém elogiar exaustivamente o livro O Pequeno Príncipe, de Saint-Exupéry e nunca leu para conferir? Bom, hoje, trarei a magia indescritível de O Pequeno Príncipe!




Antonie-Jean-Baptiste-Marie-Roger-Foscolombe de Saint-Exupéry além de escritor era ilustrador e piloto. Nasceu no ano de 1900, na França e faleceu precocemente em 1944. O título original desse livro é Le petit prince, e foi publicado e traduzido no Brasil pela Agir Editora LDTA. Os desenhos do autor, na versão que eu tenho, são coloridos, mas eu já vi em algum site de vendas que foi lançado o mesmo livro, porém com as “Aquarelas do Autor” em preto e branco. Lembrando que, ele foi levado para todos os países, e todos os continentes!

Antonie Saint-Exupéry


A obra vem com 92 páginas, ou seja, é uma narrativa relativamente rápida, principalmente por que está repleta de ilustrações que a complementa nos permitindo viajar ainda mais na imaginação do autor e mergulhar no mundo do Pequeno Príncipe.

O primeiro contato que tive com a obra, há sete anos, simplesmente me fascinou. O livro era emprestado, e a dona era um pouco... ciumenta, digamos assim! Quando li a primeira vez, resolvi ler novamente para não esquecer, já que teria que devolver. Mas antes de devolvê-lo li mais uma vez, só para garantir. O que eu não percebi de imediato foi que eu o li três vezes no mesmo dia! Mas não adianta falar de mim, sem falar do personagem mais brilhante que eu já conheci: O Pequeno Príncipe!

A história descreve um encontro de um homem com o nosso querido Pequeno Príncipe – digo nosso, por que se você o conhecer facilmente irá se apaixonar por ele. Esse homem foi uma criança que não era muito compreendida pelos adultos, o que acontece muitas e muitas vezes. Quando criança ele sabia o que era estranho e o que o incomodava nas "pessoas grandes", mas ele cresceu, e se tornou uma delas... Seu encontro com o Principezinho, o fará lembrar o que é essencial à vida!

O momento que mais gostei se dá quando o Príncipe visita alguns Planetas até chegar à Terra. Cada Planeta que ele encontra, trás uma personagem inusitada e que, vez ou outra nos identificamos leitores e leitoras. Mas isso é importante para que possamos ver como podemos ser tolos e até estranhos, com nossas ocupações, manias e vícios.

Temas como amor, solidão, arrogância, orgulho, alcoolismo, sonhos e alienação, são tratados de forma muito singular pelo autor permitindo que as crianças entendam, e que os adultos se examinem. É um livro extremamente atual, que se aplica a qualquer pessoa, independente de idade, sexo, tempo e espaço. 

A narrativa do pequeno Príncipe, como uma criança pura, sincera e curiosa, e que ama o pôr-do-Sol, juntamente com sua rosa orgulhosa, e seus três vulcões (dos quais dois servem de fogão, e um de banco), é de uma grandeza inexplicável. O Pequeno Príncipe é um livro mágico e real.

Ah, o livro tem continuação, que eu ainda não li, mas sei que existe, deu origem a um filme, e também, o nosso Principezinho ganhou um Parque de Diversões na França. Que deve ser fantástico tanto quanto o livro!

Esperei sete anos para encantar meu coração novamente com essa história, que apesar de ser a mesma, me transformou um pouquinho como na primeira vez. Esse é um livro para mim, para você e para os nossos filhos. E um presente para se dar como ouro! Mas não é história de criança não! Ele nos faz pensar em quem somos, e em quem podemos ser. Mais uma vez, o Pequeno Príncipe tirou da gaveta empoeirada onde guardei os meus brinquedos, a minha essência, os meus sonhos, e o meu encantamento pelas coisas simples da vida.

Caros(as) leitores e leitoras, se estas palavras não serviram para convencê-lo a ler esta obra, perdoe-me, escrever mais seria dar liberdade à minha alma, e deixar a razão de lado e contar toda a história desse fantástico príncipe. Como isto é um blog, resumo minhas palavras em desejar que vocês um dia conheçam O Pequeno Príncipe!

Com carinho,

Natasha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário