quarta-feira, 17 de setembro de 2014

Diferenças entre livros eletrônicos e livros impressos!

Queridos(as) leitores e leitoras,

Vi esse estudo publicado pela Folha de São Paulo em seu site Clique Aqui e achei super interessante, pois particularmente vejo outras inúmeras diferenças entre lê livros digitais e livros impressos, mesmo tendo lido o mesmo livro nas duas modalidades!

O primeiro dado mostrado pela pesquisa é de que menos de 5% dos livros comercializados no Brasil, são livros digitais. Nos Estados Unidos esta marca já chega a 25%.

A pesquisa aponta que:


E ainda, no mesmo estudo...


Você já parou para pensar sobre isso? Já testou a leitura nas duas modalidades? 

Ha pessoas que preferem e-books, por vários motivos que envolvem praticidade; economia de espaço e economia de dinheiro já que os e-books TENDEM a ser mais baratos do que os livros impressos, além de existirem os livros com download gratuito; a entrega do livro é imediata quando se adquire um livro digital; a preservação das florestas; as vantagens de adaptação e formatação do tamanho da letra, por exemplo, para aquelas pessoas que tem problema de vista ou de concentração; algumas vantagens táteis, já que o leitor digital ou o celular com um aplicativo de leitor de e-book, não pesa tanto, nem suja, amassa ou desmarca a página! E além da privacidade de ninguém saber qual livro você está lendo, quando você estiver em um terminal, transporte público, ou consultório médico. Caso é claro, você ache incômodo que as pessoas saibam qual o livro você está lendo!

Uma observação importante: já vi uma grande parte dos livros impressos serem lançados no Brasil já acompanhados das suas versões digitais. As editoras estão trabalhando para atender aos dois públicos. Porém a livros que não tem edição digital, e vice-e-versa! 

Já o livro impresso não requer baterias para você desenvolver sua leitura! Não cansa a vista pelo contato por muito tempo com a tela de Cristal Líquido. O leitor consegue manter o foco no livro impresso mais que no livro digital que está no celular, por exemplo, que sempre há um Facebook aberto, mensagens chegando, ligações... No livro impresso é só o leitor, o livro e o mundo literário (apesar das interrupções de ALGUMAS pessoas que acham que não é importante ler, e sim conversar sobre rebiboca da parafuseta!). O livro impresso pode ser colecionável... Sabe aquela biblioteca repleta de livros? Huuum... O livro impresso tem cheiro! Cheiro de imaginação, cheiro de sonhos, cheiro de esquecer os problemas e deixar de ser um para ser vários... Cheiro de amor, de terror, de ação, de tristeza, enfim, cheiro de livro! E, sobretudo, o livro impresso exibe a marca do seu leitor ou dos seus leitores. Os meus, tem uma marca própria, sempre destaco uma coisinha e outra, e isso não necessariamente quer dizer que eu não respeitei o livro! Pelo contrário, amo-os tanto, que sinto necessidade de ler e reler várias vezes! Livro intacto é livro que não cumpriu o seu papel de ser lido! Prefiro que os meus fiquem cheios de orelhas, marca de lágrimas e até de canetas, mas lidos, compreendidos e amados!

Minha experiência na área: já comprei um livro digital, por não suportar o tempo de espera para a chegada do livro impresso! Mas, faz parte da minha lista comprar este mesmo livro na versão impressa, pois se não estiver na prateleira, é como se eu não tivesse lido! Sem contar que é mais fácil, para mim, pegar um livro na prateleira do que desenvolver todo um processo até conseguir acessar um livro na plataforma virtual de leitor de e-book.

Desculpem se este post está parecendo MEIO tendencioso, mas não adianta eu expor os prós e contra sem dizer qual é o melhor para mim. Então, caso não tenha ficado claro, prefiro livros impressos. Mas, tenho um leitor de e-book no meu notebook repleto de títulos interessantes para ler, e que já li! E voltarei a ler através desse meio sempre que necessário, pois a ideia do e-book representa evolução e eu não posso ficar parada enquanto o mundo passa por mim!

Mas e vocês já entraram na onda da tecnologia dos livros digitais? O que vocês preferem leitores e leitoras?

Com carinho,

Natasha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário